NOSSA MISSÃO

O Regimento Geral da Universidade Estadual do Piauí – UESPI (disponível aqui), no Capítulo IV, define:

Art. 97. A extensão universitária será desenvolvida sob a forma de programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços, produções e publicações específicas.
§ 1º – O programa de extensão é o conjunto articulado de projetos com ações de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltadas a um objetivo comum.
§ 2º – O projeto de extensão é o conjunto de ações processuais, de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico.
§ 3º – O Curso de Extensão é um conjunto articulado de ações pedagógicas de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejadas e organizadas de maneira sistemática, com carga horária definida e processo de avaliação formal, com a seguinte classificação:
a. iniciação;
b. atualização;
c. qualificação profissional;
d. requalificação profissional;
e. aperfeiçoamento.
§ 4º – Evento é a ação de interesse técnico, social, científico, esportivo, artístico e cultural de caráter pontual.
§ 5º – A prestação de serviços é a realização de trabalho oferecido pela Universidade ou contratado por terceiros: entidades, empresas privadas ou órgãos públicos, incluindo assessorias, consultorias e cooperação interinstitucional, devendo ser produto de interesse acadêmico, científico, filosófico, tecnológico e artístico do ensino, pesquisa e extensão, assegurando seu compromisso social.
§ 6º – A produção e a publicação específica constituem-se na elaboração de produtos acadêmicos que são resultantes das ações de ensino, pesquisa e extensão.
Art. 98. As ações extensionistas serão formalizadas por meio de projetos, cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, segundo sua vinculação a áreas temáticas.
Art. 99. Os segmentos da sociedade beneficiados pela execução dos programas e projetos de extensão deverão ser envolvidos efetivamente, no planejamento dos mesmos.
Art. 100. A comunidade externa atuará voluntariamente, conforme Lei Estadual, de acordo com os critérios a serem estabelecidos pelas respectivas Coordenações de Programas e Projetos.
Art. 101. As ações extensionistas serão executadas com o aproveitamento da estrutura das Unidades Universitárias, Órgãos Suplementares, tendo um responsável designado pelos órgãos envolvidos, para coordenar os trabalhos.
Parágrafo único – No caso de parcerias, a Universidade indicará um responsável da Instituição para Coordenar as ações.
Art. 102. Cabe à Pró-Reitoria de Extensão a implantação, acompanhamento e manutenção de Programa de Bolsas de Extensão destinado, preferencialmente, aos estudantes de graduação.
Art. 103. Com a superior finalidade de estimular a extensão, a Universidade reservará, no seu orçamento, os recursos necessários para esse fim.

Além do Regimento, o Estatuto da Fundação Universidade Estadual do Piauí – FUESPI/UESPI (disponível aqui), no Capítulo X, define:

Art. 45 – A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.

Art. 46 – A extensão universitária deverá ser planejada nos Campi e nos Centros e aprovada no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, sendo considerada e lemento para avaliação do desempenho do docente.

Art. 47 – A extensão será realizada sob a forma de programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviço, compreendendo trabalhos de natureza cultural , artística, técnica e científica em função do bem-estar individual e coletivo, e terá, como produto de suas ações, publicações e outros produtos acadêmicos.

Art. 48 – A extensão deverá ser compreendida como a tividade essencial nos cursos de graduação e como atividade operacional nos cursos de pós-graduação.

Art. 49 – As atividades de extensão deverão preferencialmente alicerçar-se nas prioridades locais e regionais.

Art. 50 – A Universidade reservará no seu orçamento recursos necessários para extensão, por proposta do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.