PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS – PAE

1. APRESENTAÇÃO

A Universidade Estadual do Piauí, ao completar 30 anos de existência e de presença nos doze territórios de desenvolvimento do Estado, observando a necessidade de acompanhamento de seus egressos, elaborou um canal de comunicação específico com os seus alunos formado pela IES. O programa de Acompanhamento de Egresso – PAE é uma metodologia de pesquisa e avaliação que surge com a finalidade de facilitar a troca de informações e a integração da instituição com os ex-alunos e consequentemente com a sociedade. O programa, visa construir um panorama acerca dos egressos, sua inserção no mercado de trabalho e a contribuição da IES para a sociedade. O que consequentemente permitirá à UESPI saber onde estão seus ex alunos, o que estão fazendo e qual sua contribuição social a partir do curso que escolheu estudar na IES e qual a quantidade e a qualidade desta contribuição para o desenvolvimento sócio econômico, humano e cultural do Estado do Piauí e quiçá de outras regiões do país. Assim sendo, o Programa de Acompanhamento de Egressos tem a pretensão de constituir-se numa fonte de dados e informações para a auto-avaliação permanente da Universidade Estadual do Piauí, o que proporcionará a IES a avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados á sociedade e a adequação das matrizes curriculares ofertadas às demandas econômicas e sociais.

2. JUSTIFICATIVA

Uma atuação mais segura por parte das instituições de ensino superior deve ser fundamentada no conhecimento do processo que envolve o acesso à instituição, o desenvolvimento das matrizes curriculares e a trajetória dos egressos na sociedade e no mercado de trabalho.

A caracterização do perfil socioeconômico dos candidatos, o acompanhamento dos alunos selecionados desde o momento da sua entrada na instituição até a sua inserção no mercado de trabalho, além da observação do desenvolvimento acadêmico ao longo do curso – pode proporcionar á instituição detectar os aspectos que deverão ser aperfeiçoados nos processos de acesso, a adequação constante das matrizes curriculares ás dinâmicas tecnológicas, a incorporação de demandas da sociedade através de instrumentos previstos nas matrizes do curso tais como estágios, pesquisas, extensão.

O acompanhamento dos egressos de uma IES deve trazer no seu bojo a avaliação das condições de trabalho e de renda dos profissionais, o seu campo de atuação profissional, a avaliação que ele faz da instituição e do seu curso na condição de egresso e quais são suas intenções quanto à formação continuada.

Portanto, o Programa de Acompanhamento de Egressos visa constitui-se em uma ferramenta e uma fonte de dados e informações para a auto avaliação da UESPI.

Atualmente no Brasil a sociedade espera das instituições de nível superior benefícios sociais e culturais. Dentre as finalidades da universidade uma delas é inserir na sociedade pessoas diplomadas nas várias áreas de conhecimento e que estejam aptas para o exercício profissional. Em consequência disso, deve ter ela retorno quanto à qualidade destes profissionais que vem formando, especialmente no diz respeito à qualificação para o trabalho (MICHELAN, HARGER EHRHARDT, MORÈ, 2009).

O Projeto de Programa de Acompanhamento de Egressos busca evidenciar a temática para além da avaliação e da caracterização de egressos, explorando a real contribuição da UESPI na melhoria de vida do ex aluno e consequentemente do meio onde ele vive.

Como motivos para o lançamento de um programa dessa natureza elenca-se as seguintes justificativas:

a) Obter uma nova face de avaliação da IES, sob a visão de quem já se formou e está no mercado de trabalho;
b) Identificar o perfil social e a trajetória profissional dos egressos;
c) Elucidar fatores que facilitam ou dificultam o ingresso no mercado de trabalho;
d) Identificar as competências exigidas pelo mercado de trabalho;
e) Adequar os currículos dos cursos e Projeto Político – Pedagógico da IES às necessidades dos alunos, do mercado de trabalho e da sociedade;
f) Reforçar o compromisso de excelências em uma formação de nível superior de qualidade.

 

3. OBJETIVOS

  • GERAL
    Acompanhar os egressos dos cursos de graduação da UESPI a fim de obter pela sua visão, um retorno da formação oferecida, contribuição para sociedade e reconhecimento da instituição.
  • ESPECÍFICOS
    – Avaliar o desempenho da instituição, através da pesquisa do grau de satisfação do concluinte e do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos egressos;
    – Identificar o grau de compatibilidade entre a formação e as demandas sociais e do mercado de trabalho;
    – Promover encontros, curso de extensão e palestras direcionadas a ex-alunos;
    – Manter registro atualizado de alunos egressos;
    – Avaliar a adequação a adequação entre a oferta e a qualidade dos cursos ofertados pela UESPI e as demandas geradas pela sociedade;
    – Identificar os elementos limitadores do acesso dos egressos ao mercado de trabalho;
    – Detectar as áreas de atuação, o nível de coerência com a sua área de atuação e os níveis de atuação dos egressos contratados;
    – Identificar o índice de satisfação dos profissionais formados pela Instituição, o grau de compatibilidade entre a sua formação e as demandas a sociedade e do mundo do trabalho e ainda as suas expectativas quanto à formação profissional e tecnológica continuada.

4. QUESTIONÁRIO DO PROGRAMA

O Questionário do programa pode ser preenchido pelos estudantes egressos clicando aqui.