Projeto de extensão “Amigos do Livro e Outras Nuvens” inicia atividades para as crianças zona sul

Teve início no último dia 06, na Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, a primeira atividade do projeto de extensão “Amigos do Livro e Outras Nuvens” na zona sul de Teresina. A iniciativa é desenvolvida pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do Programa de Extensão Humanismo Caboclo – Educação e Cidadania.

A equipe de voluntários, formada pela pedagoga Débora Morais, o professor Luciano Melo (Uespi), o estudante João Pedro (Uespi) e a funcionária Maria Clara de Jesus, levaram momentos de pura leitura e imaginação.

Na oportunidade, cerca de 21 crianças, entre 9 e 10 anos, participaram das atividades. Para começar, as crianças assistiram o filme “A menina que não sabia ler”, e puderam desenvolver suas reflexões durante uma roda de conversa. Logo em seguida foi a hora da Contação de História, realizada por Luciano e João Pedro. A iniciativa também incluiu um momento para as crianças escolherem livros e lerem para a turma. Ao final, a equipe discutiu sobre o encontro.

“Esse tipo de atividade fomenta ainda mais aprendizado e reflexão para as crianças”, afirma o estudante João Pedro, que é responsável pela parte musical do projeto. “A gente chega nas escolas e ver, pela carinha dos pequenos, o quanto eles estão felizes em participar. É muito legal quando eles cantam junto, discutem e interagem com a equipe. Isso só nos fortalece”, conta.

As atividades do Amigos do Livro e Outras Nuvens na Vila da Paz acontecem sempre no primeiro sábado do mês, a partir das 10h, na biblioteca da escola. Já, neste sábado (13), o projeto retorna ao bairro Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina, para levar o projeto Biblioteca nas Nuvens, uma iniciativa que oportuniza atividades que estimulam práticas de leitura, desenho e pintura para crianças da região.

Por Daniely Viana