Teresina sedia 11° Mostra de Cinema e Direitos Humanos: evento conta com o apoio da UESPI

Na próxima semana Teresina irá receber a 11° Mostra de Cinema e Direitos Humanos. A Mostra acontecerá entre os dias 15 a 20 de maio, no Teatro do Boi, zona Norte da capital, proporcionando o debate sobre temas como saúde mental e direitos das pessoas com deficiência, através da exibição filmes. O evento é realizado pelo Ministério de Direitos Humanos em todas as capitais do país.

A Universidade Estadual do Piauí será uma das instituições parceiras do evento. Na IES irá acontecer a Mostrinha – sessão de cinema direcionada a crianças, e a Mostra Itinerante, que também levará filmes para espaços como a Penitenciária Feminina de Teresina. A Mostrinha e a Mostra Itinerante fazem parte das atividades da 11° Mostra de Cinema e Direitos Humanos, mas serão realizadas em datas diferentes: de 22 a 26 deste mês.

“Convidamos toda a comunidade acadêmica: estudantes, técnicos, professores… A UESPI já é uma universidade que tem referência em trabalhar com as questões relacionadas aos direitos humanos e essa participação num evento deste tipo fomenta ainda mais essa formação mais humana e cidadã dos nossos alunos”, ressaltou o pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da UESPI, Raimundo Dutra. Em 2016, a UESPI, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, realizou a 10° Mostra de Cinema em Direitos Humanos, exibindo filmes sobre diversos temas ligados a direitos humanos em vários campus da IES.

“Contamos com a contribuição da UESPI não só na realização, mas na conscientização de pessoas através do processo de formação educacional. Precisamos conscientizar cada vez mais as pessoas com relação aos direitos humanos para que possamos ter uma sociedade menos intolerante”, destacou a produtora local da Mostra, Leide Sousa.

A abertura da Mostra será às 19h do dia 15/05 (segunda-feira) com a apresentação da Orquestra Jovem do Projeto Música para Todos, do Grupo Gonzaga Para Todos e apresentação de dois filmes: “Depois que te Vi”, de Vinicius Saramago, que trata sobre os direitos da pessoa om deficiência, e “De que Lado me Olhas”, de Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi, sobre diversidade sexual e cidadania LGBT.

Na programação, os filmes serão distribuídos em sessões pela manhã (de 10 a 12h), à tarde (de 14 a 18h) e à noite (de 19 a 21h). Também irão ocorrer debates acerca dos assuntos ligados aos direitos humanos, com especialistas na área. Todas as sessões serão gratuitas. Os filmes terão closed caption (legenda), além de programação impressa em Braille, garantindo o acesso a pessoas com deficiência visual e auditiva.

A programação completa está no site da Mostra – http://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br e na Fanpage – https://www.facebook.com/MostraCinemaeDireirosHumanosPiaui/.

Fonte:
Assessoria de Comunicação – UESPI
ascom.uespi@gmail.com

Adicionar a favoritos link permanente.