UESPI integra Rede Universitária ODS Brasil vinculada à Organização das Nações Unidas

Cinco instituições de ensino superior brasileiras que integram o grupo de trabalho da Rede ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), vinculado Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, se reuniram nesta quarta-feira (25) na Embaixada da ONU, em Brasília, para discutir a instalação da Rede Universitária ODS Brasil.

A Universidade Estadual do Piauí é uma das instituições que faz parte do comitê gestor da Rede. No encontro, a instituição foi representada pelo Pró-reitor de extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da UESPI, Raimundo Dutra. Ele destacou que o fato da IES ser uma das fundadoras dessa rede, mostra que o trabalho da UESPI serve como referência para a ONU e para o PNUD, através dos projetos realizados pela instituição.

Representantes das cinco Instituições de Ensino Superior da Rede Universitária ODS Brasil

“Nós fizemos um mapeamento de todos os projetos da UESPI e, eles, abrangem todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Isso também foi uma referência para o convite para integrar o Grupo de Trabalho e a Comitê Gestor da Rede”, afirma o Pró-Reitor. Segundo ele, a Rede tem o objetivo de promover a integração das instituições de ensino superior brasileiras de forma sistemática para contemplar o alcance de um mundo sustentável, com melhor qualidade de vida. A meta da ONU é que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sejam alcançados por todas as nações até 2030, além disso que todas as universidades brasileiras façam adesão ao plano de trabalho da Rede.

O papel das universidades, através da Rede, é contribuir com o fomento de pesquisas e extensões que visem a sustentabilidade, com a finalidade de garantir o sucesso da agenda 2030 da ONU. “A universidade ganha a colaboração da ODS para a missão e a função social que ela tem”, declarou o pró-reitor, Raimundo Dutra. Ele ressalta que o legado que as instituições vão deixar para a sociedade é a formação de uma geração sustentável.

Além da UESPI, participam da rede a Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual da Paraíba, Instituto de Desenvolvimento e Apoio a Cidadania (IDAC). O projeto de instalação da rede universitária já foi elaborado, nos próximos dias o Pró-reitor Raimundo Dutra e o Reitor Nouga Cardoso, participarão da solenidade de oficialização da Rede Universitária ODS Brasil, em Brasília.

Por Valéria Soares